NOSSOS NOMES E PERCURSOS
Santiago Dejesús
É Professor Sênior de Teatro da Escola Provincial de Teatro e Fantoches e Ator do Instituto Provincial de Arte, ambas Escolas da cidade de Rosário / Argentina.
É Diretor de teatro, Dramaturgo e Coordenador de atividades culturais.
Sua experiência no campo artístico e educacional levou-o a trabalhar como Consultor em Teatro Pedagógico e como Coordenador de Projetos Educacionais, utilizando a pedagogia teatral como metodologia de ensino, conscientização e comunicação: ele co-fundou a "Caravana Teatro" junto a P. Drenkard, desenvolvendo-se no quadro de organizações internacionais como: Cooperação Luxemburguesa em Cabo Verde, MCA (Millennium Challenge Account), AECI (Agência Espanhola de Cooperação), África 70 de Cabo Verde.
​
Desenvolveu projetos socioculturais, onde atuou como Produtor Cultural e Fomador. Entre os mais destacados estão: "Arte no meu bairro": Projeto de inclusão de jovens em situação de rua, financiado pela Embaixada do Luxemburgo em Cabo Verde, a Escola de Circo "Carampa" de Madrid/Espanha e a Câmara Municipal da Cidade da Praia (2016). Foi Diretor e Produtor do programa "Quixote Nha Terra", que escreveu e dirigiu para a difusão do trabalho de Cervantes nos bairros da Praia (com a Embaixada da Espanha em Cabo Verde e a AECID). Anos 2015/2016.
A sua experiência na área de formação educativa e artística é extensa, brindando workshops e seminários como: "As possibilidades expressivas do ator" e "Treinamento para atores e dançarinos" para o Ministério da Cultura de Cabo Verde (2013/2016); "Direção de shows de teatro nas escolas EBI" para o Ministério da Educação de Santa Fé / Argentina; "Prevenção de Risco Social em Crianças", para o Ministério de Desenvolvimento Social da Província de Santa Fé/Argentina. Ele também realizou treinamento teatral com a abordagem de questões transversais como Igualdade de gênero ("Teatro e Igualdade de gênero" em Matagalpa / Nicarágua) e Teatro Social (Ministério da Cultura de Cuba). Anos 2005/2007.
​
Como professor de teatro, possui uma vasta experiência em instituições públicas e privadas: Escolas Primárias de Santa Fé, Escola de Teatro de Rosário, Escola de Artes Urbanas do Município de Rosário, Cinema Lumiere, Associação Médica de Rosário, Bibliotecas, Oficinas de treinamento de atuação populares e independentes em Argentina-Cabo Verde-Nicarágua.
Ele dirigiu e coordenou o Programa Municipal de Comédia de Rosário/Argentina com a apresentação da peça de Roberto Arlt "Saverio el Cruel" (2017). Como ator de teatro e cinema, participou de Festivais internacionais e atuou em diferentes países da América Latina, Europa e África.
Paula Drenkard
É Master em Comunicação e Educação pela Universidade Autônoma de Barcelona; Licenciada em Comunicação Social e Psicóloga pela Universidade Nacional de Rosário / Argentina.
Atriz, dançarina e Professora do Método Feldenkrais (Autoconsciência através do Movimento) pelo Instituto Feldenkrais (Espanha).
​
Dentro de sua experiência profissional especializou-se como Experta e Consultora de Educação e Comunicação para diferentes organizações de cooperação internacional: Cooperação Luxemburguesa em Cabo Verde, MCA (Millennium Challenge Account), AECI (Agência de Cooperação Espanhola), União Europeia em Nicarágua, OEA, HIVOS International, África 70 de Cabo Verde. No âmbito da cooperação internacional, dirigiu projetos de informação, educação, sensibilização e conscientização que utilizam o teatro e as artes cénicas como recurso fundamental (2013/2016), trabalhando com os Ministérios da Educação, Saúde, Cultura e Meio Ambiente de Cabo Verde.
Na Nicarágua, ela projetou Projetos Participativos, ferramentas de avaliação de projetos e materiais de Educação Participativa para populações urbanas e rurais. Ele fez diagnósticos sobre Educação de Adultos e Formação Laboral para Educação Primária e Secundária a nível nacional, juntamente com o Ministério da Educação, Cultura e Desportes da Nicarágua (2000/2004). Também fundou e dirigiu o Projeto Cultural "Al Margen" da Nicarágua, constituído por um coletivo de artistas centro-americanos, desenvolvendo ações de intervenção e formação para populações em situações de vulnerabilidade social - situação de rua, prisão de mulheres, bairros vulneráveis ​​- (2001/2004). Co-fundou a Associação de Arte e Educação "Caravana Teatro" junto a S. Dejesús (2013).
Nos círculos acadêmicos, desenvolve-se como Professora e Pesquisadora na Escola de Comunicação Social da Faculdade de Ciências Políticas da Universidade Nacional de Rosário desde 1994. Dirige projetos de investigação nas áreas de Comunicação, Arte e Psicologia. Dirige também Projetos de Extensão Universitária - aplicando inter-disciplinariamente, as áreas de ação e investigação acima mencionadas - em ambientes educacionais não convencionais.
Ele dita seminários de pós-graduação sobre Corpo e Meios de Comunicação, Identidade e Cultura e fundou a Pós-graduação “Territórios de Corporais de Latino-Americana” no Centro de Estudos Interdisciplinares da UNR em 2012. Desde 2005, realizou intervenções urbanas, apresentações, exposições de instalações audiovisuais e fotográficas com estudantes de várias disciplinas: Cinema, Comunicação Social, Antropologia, Música, Trabalho Social, Ciência Política.
Tem publicações em livros e revistas especializadas. Dita "Epistemologia da Comunicação" e o “Seminário de Investigação Culturas, Corpos e Identidades", na Licenciatura em Comunicação Social da UNR, desde o ano 2005.
Ela desenvolveu um extenso trabalho de pesquisa, criação e treinamento na interseção das Ciências Sociais (Filosofia, Estudos Culturais, Psicanálise), com as Artes Performáticas (dança e teatro) e com diferentes estudos e práticas corporais (Dança, Método Feldenkrais). Ela trabalhou como atriz e dançarina, brindando aulas e workshops em Rosário, Santa Fé e Buenos Aires (Argentina), em Manágua, Matagalpa e Granada (Nicarágua), em San Salvador (El Salvador), Havana e Alamar (Cuba), San Sebastian e Menorca (Espanha), São Vicente e Praia (Cabo Verde).
Desde o início de 2017 Drenkard e Dejesús, deslocaram-se com a Caravana Teatro para Argentina, onde conformaram uma equipa com atores e educadores locais. Atualmente dirigem o dispositivo de Teatro Educativo, realizando intervenções em Escolas Secundarias e Comunidades, para a prevenção do uso de substâncias perigosas. Esta atividade está a ser desenvolvida no âmbito dos Seminários Participativos para Escolas Secundárias do Programa Abre Vida - Laços, do Ministério da Educação da Província de Santa Fé e da Agência de Prevenção do Consumo de Drogas e Tratamento Integral das Adições do Ministério do Governo e Reforma do Estado do Santa Fe.
Embora eles mantêm trabalhos em Cabo Verde (junto à Embaixada de Espanha, por exemplo), e com outros países de Latino-americana; pois parte da essência da Caravana Teatro é a itinerância, a flexibilidades e a adaptabilidade; segurando laços e percursos em cada lugar onde desenvolvem seu trabalho.