top of page
About

Incubadora de projetos

Além de projetos educacionais, de sensibilização e comunicação, a Associação Caravana Teatro através de seus Coordenadores, desenvolveram projetos de transformação sociocultural como:

Volver

Em Cabo Verde:

A "Semana das Artes Urbanas - Arte no meu Bairro", tem sido um projeto sociocultural, cujo objetivo era treinar, dar capacitação  e fornecer recursos para a criação e produção de shows em artes urbanas para jovens em situações de vulnerabilidade social (rua). A Companhia do Circo "Bambolea" de Madrid (Espanha) foi convocada pela Caravana Teatro para capacitar em Artes Urbanas a crianças, jovens e adultos nas cidades de Praia, Porto Novo e Ponta do Sol das Ilhas de Santiago e Santo Antão. Este treinamento foi continuado ao longo de um ano pelos especialistas Dejesús e Drenkard, desenvolvendo recursos para a produção de shows que permitiram aos jovens ter uma fonte de trabalho sustentável. Mais de 350 pessoas receberam treinamento qualificado pela primeira vez e novos grupos artísticos foram formados, estabelecendo vínculos de trabalho entre os diferentes grupos. (2015/2016)


Projeto artístico e social "Quixote Nha Terra", consistiu na criação e encenação de uma peça que recria a grande e universal história de Miguel de Cervantes "O Quixote da Mancha", para trazer a magnífica peça literária à sociedade Cabo-verdiana. Como parte da comemoração do quarto centenário da morte de Miguel de Cervantes, Caravana Teatro em conjunto com a Embaixada da Espanha em Cabo Verde, levou este trabalho na língua crioula (língua nativa) para inúmeros bairros e comunidades de Cabo Verde, bem como para Festivais de Teatro e Poesía de carater internacional. 2015/2016.
A equipa de artistas foi Dulce Sequeiras, Fabrizio Canifa Delgado, Yuran Henrique e Elizabeth Gonçalves (figurinos e construção de objetos cênicos) .

Na América central:

Volver

O Projeto Experimental Cultural "Ao Margem" da Nicarágua foi criado e fundado com um coletivo de artistas centro-americanos (poetas, atores, dançarinos, artistas plásticos, músicos, fotógrafos), para desenvolver, através de performances interativas, ações de intervenção em espaços não convencionais; bem como proporcionar treinamento em artes diversas, para as populações em situações de vulnerabilidade social - rua, prisão para mulheres, bairros vulneráveis ​​- nas cidades de Managua, Granada e Matagalpa. Este projeto foi ampliado com a participação em festivais internacionais de poesia e hip hop, bem como com várias ações de intervenção e treinamento em Alamar/ Havana Cuba (convocado pela Casa da Poesia de Cuba e com o apoio da HIVOS International.) 2001 / 2005

Na Argentina:

Volver

O Projeto de Extensão Universitária "Y você de onde é?: dispositivo de comunicação e pedagogia para lidar com o racismo estrutural em ambientes escolares", é um projeto proposto junto com professores e alunos de Comunicação Social e Antropologia, no âmbito da Secretaria de Extensão Universitária da Universidade Nacional de Rosário. Através de uma performance - trabalho artístico interativo e de oficinas com dinâmicas participativas, realizaram diferentes intervenções numa escola secundária de uma área marginal da Cidade de Rosário (Escola Carlos Fuente Alba que pertence a um bairro dividido entre uma comunidade indígena e  população  própria da cidade, as duas de escassos recursos económicos), para trabalhar nas questões da discriminação, violência e racismo. 2016/2017

Argentina (2017-2019)

Volver

Atualmente a Caravana Teatro formou uma equipa de teatro educativo na Argentina (juntamente com três atrizes e atores de Rosário), para realizar um dispositivo de conscientização e comunicação com o Programa Abre Vida-Lazos do Ministério da Educação da Província de Santa Fé e com a Agência para a Prevenção do Consumo de Drogas e Tratamento Integral das Dependências do Ministério do Governo e da Reforma do Estado de Santa Fé.

​

O dispositivo com teatro educativo tem a finalidade de desenvolver Dias Participativos para Escolas Secundárias do Programa Laços, com o objetivo de prevenir o consumo de substâncias e, fundamentalmente, abrir um espaço de expressão e reflexão para jovens, adolescentes e adultos, ao redor do tema de consumo, da fratura dos laços afetivos, da falta de comunicação inter-geracional, e promovendo a construção de projetos e itinerários de vida. A Caravana Teatro está apresentando peças teatrais feitas especialmente para alcançar esses objetivos, com alto impacto; os resultados são amplamente satisfatórios. Eles fizeram 77 representações para 16 cidades, municípios e localidades da província de Santa Fé, atingindo a mais de 23 mil espectadores (principalmente adolescentes e jovens). Depois das apresentações se realizaram oficinas de reflexão e discussão com participação ativa dos próprios jovens.

​

​

bottom of page